domingo, 10 de maio de 2009

Objeto Interativo e ponto final

Bom, finalmente vou postar meu objeto interativo prontissimo. Se comparando o objeto pré interativo com esse... humm acho que nem da pra comparar. sao totalmente diferentes, do ponto de vista estetico. No dia da apresentação, na terça passada, fiquei super que esperando para apresentar o meu mais novo objeto. Os professores foram sorteando os nomes e o meu que é bom, nao chamavam de jeito nenhum... nao sei ainda qual foi o metodo de escolha, mas o fato é que eu, ou nunca sou sorteada ou sou a uma das ultimas a ser. Para nao quebrar a tradição, fui umas das ultimas, ou melhor a penultima, e foi um alivio. Assim como meus coleguinhas, aproveitei a semana de saco cheio para trabalhar no meu objeto, e que semana! Após a frustrante apresentação do objeto Pre interativo + minha operação de extração de dois sisos, não queria de jeito nenhum ter outra experiencia frustrante de fazer um objeto interativo. fiquei arrasada... estou sendo repetitiva quanto a isso, mas é pra mostrar como me senti com a situação. Entao... no dia seguinte minha irma sugeriu de eu colorir, e que sabedoria dessa menina, pois ela bem sabia que colorir é uma das atividades que me relaxam... pode parecer meio infantil ou estranho, mas a realidade é essa ^^ Peguei uma mandala da internet e fui eu colorir para me esquecer de toda aquela frustração... mas estranhamente, comecei a me inspirar durante o processo de colorir, imaginei umas flores coloridas que poderiam ser usadas no meu novo objeto intertivo. Outro objetivo era deixar o objeto bem colorido para atender ao meu gosto. Entao, numa folha separada fiz o desenho seguinte: Entao aos poucos minha ideia começou a ser requintada. Pesquisei no google sobre design e assuntos relacionados; visitei algumas paginas sobre arte interativa. E BOOM! uma arvore,remetando o toy art foi o que acabou acontecendo.

. Para fazer o objeto, utilizei : papel paraná, pano feltro (rosa, vermelho, azul, verde, roxo,amarelo), mangueiras de silicone, linha para bordar, agulha, fita marrom(escura e clara), arame(para fazer o pe do passaro), lantejola(para os olhos), um tipo de enchimento (para colocar dentro das florzinhas), tesoura, estilete. Em relação ao circuito, reaproveitei o anterior e diz uma pequena alteração que foi a de colocar um outro LDR ( o do meio) que, afatando/aproximando a mao dele, fizesse com que os LEDs se alternassem no tocante a apagar/acender. Os LDRs das estremidades estavam encarregados de alterar o a frequencia emitida conforme se aproximasse/afastasse dele. Coloquei um potenciometro que variasse o volume do som. Apesar do grande trabalho que esse objeto interativo me deu, creio que pude aprender algumas coisas e relaciona-las a arquitetura, como por exemplo, a questão de planejamento de como o bjeto iria ser (esteticamente, os materias a serem empregados), a função(relacionada ao circuito), objetivo(interção com o usuario). Desconfio que houve um custo alto para construi-lo, talvez se eu tivesse planejado tudo previamente, isso nao teria ocorrido; eu poderia ter pesquisado mais sobre o custo dos materiais ao inves de compra-los de primeira. O nivel de dificuldade de execução ainda nao consigo ter grande noção previamente, so descubro quao dificil é faze-lo só na hora em que coloquei a mao na massa. conclusão: não que bordar e custurar tão cedo... o video de funcionamento esta ai em baixo... ficou bem caseiro por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário