segunda-feira, 4 de maio de 2009

Resenha


No texto " Design: obstáculo para remoção de obstáculos?" de
Vilém Flusser é discutido o tema sobre o objeto, que por sua vez, segundo o autor, deve deixar de ser obstáculo e passar a ser um veículo de comunicação entre os homens.
Vilém dá inicio ao texto por meio da exposição da chamada "dialética interna da cultura",ou seja, é a contradição encontrada no seguinte: a utilização de um objeto(de uso) para retirar outro do caminho. Se o objeto é por si só um obstaculo, o conflito começa a surgir.
O objeto de uso foi projetado por nossos antecedentes, mas que, simultaneamente, será algo que nos trará progresso e obstrução, a proposta é então amenizar esse contraste proporcionado.
É ressaltado que a criação e configuração do objeto deve se tratada com responsabilidade, que é a decisão de responder por outros homens, levando a um equilibrio entre o design do objeto e o grau de liberdade que proporcionará. Há um progresso técnico e cientifico porém o que esta relacionado com a interação com os homens, tem sido deixado de lado.
Finalmente, o autor menciona a questão de os objetos de uso serem essenciais obstaculos que proporcionam o progresso, e a medida em que ha a necessidade de possuí-los, mais é preciso consumi-los. A responsabilidade, entao aparece de novo, quando se trata de se desfazer dos objetos.

sobre
Vilém Flusser:
judeu nascido em 1920 na Tchecoslovaquia. ele naturalizou-se brasileiro, quando mudou-se para Sao Paulo, a fim de buscar refugio contra perseguição nazista.
na decada de 60 ele lecinou filosofia da ciência na USP e filosofia da comunicação na EAD.
morreu de acidente de transito em 1991.
dentre suas obras, a que foi mencionada durante as aulas foi
"A Filosofia da Caixa Preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia", que foi fruto do desejo do autor de configurar a filosofia a fim de que ela explique a fotografia e os atos relacionados a ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário